Tina e João

Sábado, 18:00. Julho de 2021. Saio de casa em São Paulo de mochila e caminho até o metrô Vila Mariana com direção ao Jabaquara. Por dois minutos perco o ônibus das 18:45, então me dirijo ao outro guichê de outra empresa e compro a passagem das 19:30, que para em uma rodoviária mais longe, com destino à Praia Grande.

Domingo, 17h20. Desço as escadas e encontro com minha mãe na sala. Pergunto se podemos fazer a entrevista que tínhamos combinado. Aperto o botão record do gravador do celular. Faço a primeira pergunta. …


Tina e João

Para meu tio, o que o levou a faculdade de jornalismo foi primeiro seu pai, que tinha um conhecimento universal e uma compreensão de mundo que ninguém por perto tinha. Ele sabia argumentar, discutir, conhecia a política, questionava o poder. Voltava da Cosipa com um jornal amassado debaixo do braço. “Isso é uma universidade”, ele dizia se referindo aos colunistas e cronistas. Com isso meu tio foi pegando o gosto pelos jornais. Depois, apareceu uma máquina de escrever portátil, uma Olivetti Dora vermelha e meu tio passou a datilografar poesias, reflexões, artigos, “tudo muito tosco, sem profundidade, mas com algum…


Sempre tive dificuldades para dormir. Desde pequeno.

Me enfiava entre meus pais durante a noite, em um sanduíche familiar, e assistia Cartoon Network na TV de cubo presa no alto da parede, até os olhos pesarem. Hoje em dia não é diferente, mas troquei os cartoons pelos livros, fico até altas horas da madrugada com um livro na mão até não aguentar mais. Me refugio nas palavras, busco o desconforto nelas. Não suporto quem busca conforto em livros, gosto que eles me tirem do lugar. Uma escoliose literária. Mas hoje não. Hoje é um dia fora do comum dos meus…


Daniel Johnston

Estou de passagem por Curitiba e resolvo mandar mensagem. Você espera por mim em frente ao prédio errado, não nos vemos há 7 anos. Está com sacolas nas mãos, voltando do supermercado, me ofereço para carregá-las. Você e eu tivemos um namoro virtual quando tínhamos 16 em uma rede social que não vale a pena mencionar mas que começa com O e termina com T. Você morava no interior e eu na costa. Foi o que alguns chamariam de primeiro amor, mas quanto a isso você diria que não sabe ao certo, já que qualquer experiência subjetiva costumava te causar…


Charles Burns

Giovani

Eu e Lana namoramos há 3 anos. Há 2 moramos juntos e há 1 ano as coisas já esfriaram completamente. Por isso há uns 3 meses resolvi instalar o Tinder com o pretexto de passar o tempo e acabei conhecendo uma garota chamada Sofia. Descobri que eu e ela tínhamos muito mais gostos em comum do que eu e Lana, que vínhamos arrastando essa relação. Não queria tomar a iniciativa de terminar com Lana porque a casa era minha e me sentiria péssimo de ter que fazer ela se mudar de casa. As coisas iam de mal a pior, com…


Philip Guston

Em caso de chuva procure abrigo

Luís jogava bola na praia com os amigos. Chovia e trovoava e ele parecia ser o único preocupado. Era um dia cinza e um homem caminhava na água a poucos metros deles. Súbito um estrondo e um clarão. Luís ficou desnorteado, olhou para os amigos também desnorteados. Os contornos e as massas voltavam aos poucos a tomar forma. O homem que caminhava estava agora deitado. Ao redor da massa negra caída havia pessoas tentando fazer algo, em vão. A chuva não dava trégua. Às vezes, quando o saguão da portaria fica horas sem movimento, a lembrança daquele corpo desconhecido volta…


Hans Tegner

1. Subi as escadas em espiral ao lado de minha mãe. Tinha dez anos. Entrei por uma porta onde um homem de branco me esperava. Vi um mural de fotos de crianças com sorrisos forçados naquela mesma sala. Sentei na cadeira do dentista. Enquanto ele aplicava a resina e moldava meu novo dente — meu incisivo lateral direito — fiquei com o olhar fixo no suporte da luz no teto. Pode cuspir, ele disse. Ao sair, o dentista disse pra minha mãe que eu ranjo os dentes enquanto eu durmo, que eu tenho bruxismo e que isso pode ocorrer por…

Bruno Guma

praticamente um fantasma. gumopolis.tumblr.com

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store